sábado, 15 de agosto de 2009

Velatam ad Dei Gloriam - Velada para a Glória de Deus


A Igreja, sábia, ensina-nos a Adorar o Senhor!
Permeada de belezas inenarráveis é a Esposa do Cordeiro!
E eu, tendo visto crescer em meu coração e em minha vida, a necessidade de honrar a Cristo de todos os modos que me forem possíveis, entendo também crescer em mim o desejo de tornar externo o que meu coração guarda e sente.
O uso do véu é uma norma que não é mais obrigatória no novo Código de Direito Canônico. Mas não há restrição em relação ao uso.
Pelo contrário, sabe-se que na Igreja do Oriente, essa sublime tradição da Igreja Primitiva permanece intacta.
Aqui no Ocidente, e depois do Concílio Vaticano II, algumas reformulações foram feitas, e parte das tradições foram esquecidas.
Com medo de estar fazendo algo incomum, algo que estranho ou fora do tempo, recorri a algumas fontes sobre o uso desse sacramental, repleto de beleza.
Em algumas Igrejas do Nordeste, e nas Igrejas de Anápolis (GO), perto da Casa Sacramento da Toca de Assis, todas as mulheres (inclusive as crianças) usam véu.
Aqui em São Paulo, para as Missas do Rito Extraordinário, as mulheres usam o véu.
Então, percebo que a tradição da qual venho falando não é distante, ou mesmo somente tradição.
Ontem, ao conversar com uma amiga, a Ana Carla, de São José dos Campos, falei-lhe desse desejo que tenho de respeitar o Senhor; do ímpeto de, sem o véu, mesmo com uma touca, cobrir minha cabeça num ato de adoração, reverência e humilhação diante do Senhor Amado.
Ela consolou-me: "Déia, isso é fruto da intimidade com o Senhor!"
Posso dizer que é! Que não sou íntima do Mestre como gostaria de ser, mas eu sou! Eu busco ser!
Tenho vivido num momento de busca da intimidade com meu Deus!
Quero estar com Ele todos os dias, de todas as maneiras. Falar dele, com Ele, para Ele..
É algo que jamais havia experimentado, e meu coração se alegra com essa novidade!
Ainda sofro por essa escolha, mas sei que a Coroa vem do Amado!
Voltando ao véu, achei um texto que exprime exatamente o que penso e sinto.
Para quem quiser conhecer a Liturgia em comunhão com a Santa Igreja, sempre, esse blog é um ótimo meio: http://velatam.blogspot.com

"O véu nas mulheres é a lembrança permanente dentro da Igreja daquilo que não vemos, que é mistério, está perto mas está encoberto por um véu".

Paz e Bem!

Nenhum comentário: