quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cativeiro anunciado

"Assim como o médico é dito causar saúde no enfermo através das operações da natureza, assim também o mestre é dito causar ciência no discípulo através da operação da razão natural do discípulo, e isto é ensinar". Santo Tomás de Aquino




Foto do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Mas pode ser qualquer escola, hoje. Ah, se fossem apenas os móveis que estivessem destruídos!!!





Saldo de hoje: uma aluna hospitalizada por causa da inconsequente rebeldia e pelo aparente descaso de alguns alunos. 
O que penso é que dentro da escola, estão todos cativos. Os alunos porque mal sabem, em sua maioria, o que estão fazendo ali, num ambiente que eles não escolheram e que os coloca no dever de nele começar a construir o que virá; porque na escola, os enchem de "temas transversais", na gana maldita de os formarem "cidadãos conscientes", quando, de verdade, os deveriam inserir no universo incrivelmente infinito do conhecimento, da Verdade; porque já sabem para o que serve uma escola [pública] hoje em dia, e que, certamente, quaisquer apelos emocional e/ou social o salvarão do "terrível" trauma da reprovação ou até da simples admoestação. 
É cativo o grupo gestor, que é obrigado a receber tudo o que é imposto pela diretoria de ensino, sem perguntar a realidade escolar, quais são os pontos negativos em receber tais situações. 
São cativos, sobretudo, os professores, que se encontram diante de uma tripla realidade: de ausência de perspectiva, porque esse desconstrucionismo nojento fez o favor de tirá-la; porque se encontram diante de uma imposta educação freirerista que jura humanizar a escola, mas só coisifica o professor; e são cativos os professores, porque encontram-se diante de uma realidade que está além do que eles podem fazer caso não haja querer e cumplicidade! 
E ainda assim, diante de todo esse saldo, ouvi a pergunta: "mas por que a senhora ainda dá aula, prô?"

A minha resposta vem do coração do homem que mais me falou sobre minha vocação sem nunca ter me dito uma palavra: "Educar é Missão Maravilhosa quando a cumprimos em colaboração com Deus"Benedictus, o Magno!




 Ainda com tantas situações de prisão, ainda creio que há uma chave para a liberdade que só se encontrará perfeita quando perdidamente enxertada em Nosso Senhor! 


As crises virão, as escolas estarão sujeitas a normas esdrúxulas, surreais e pautadas num populismo mentiroso, medíocre e cheio de amarras! 





Quanto a mim, dedicarei minha vida para ser uma professora melhor e buscar sempre ser tão boa quanto mais necessário for  para levar a Verdade a cada um! 
Ensinar as Verdades Eternas nos ensina a vivê-las!

Andréia Medrado
PROFESSORA

Nenhum comentário: