terça-feira, 30 de setembro de 2008

Santa Terezinha das Rosas... das Missões... do Menino Jesus!

Há alguns anos li "História de uma Alma", um livro autobiográfico de Maria Francisca Teresa Martin, nossa querida Santa Terezinha. Precisei lê-lo mais duas vezes, pois não compreendi a origem das missões, não entendi para qual irmã era o quê... não o entendi!
Achava que a Igreja havia-se enganado ao nomear uma serva que tão pouco serviu, e que nada do mundo conheceu; nomear como Padroeira das Missões uma serva que jamais cruzou os umbrais do convento!
Aprendi então, com meus irmãos leigos, toqueiros da Voz dos Pobres: "No coração da Igreja eu quero ser o amor"!
Eu já havia lido... relido... E aprendi, que na simplicidade de um brinquedo do Senhor, Tereza era a voz dos pobres, dos oprimidos, dos missionários diante de Deus!
Aprendi que deixar-se usar é atender a vontade do Pai, é ser missionária por quem não é; aprendi com Tereza, o brinquedinho esquecido de Cristo, que missão é mais que andar... é um tanto voar nos sonhos de Deus; vi em Tereza que a mesma voz que clama por missão, é a voz que ama o Deus escondido, sob o véu do vinho, sob o véu do pão!
Foi com Tereza que aprendi! No coração da Igreja! E o coração da Igreja necessita de amor! O amor que tudo suporta, e crê!

Hoje, no dia de Santa Tereza, amada... Instituída Doutora da Igreja, por tão sublimes ensinamentos, hoje... olho para a vida desta serva de Deus... e peço a graça de ser como ela... de ser o contrário de que oprime... de ser sempre menor... cada vez mais! De ser esquecida dos olhos de Deus, ocupando sempre o menor lugar.... e ser inteira do Cristo... para que ele se lembre quando quiser!
Dai-me a graça, Senhor... por intercessão de Santa Terezinha do Menino Jesus! Por minha Santa Tereza!!!

Nenhum comentário: