sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Na secura da vida


Os que me conhecem sabem que estou no último ano da faculdade de Letras...
E meu TCC é sobre um dos ícones da prosa de 30: Graciliano Ramos.
Não tem sido fácil escrever sobre algo tão antigo, mas tão recente no país.
Que a secura de "Vidas Secas" seja o retrato da família nordestina da década de 30, num Brasil ainda tentando-se erguer, é aceitável; entretanto, ler esse romance e ainda enxergar na sociedade do século XXI as mesmas cenas, os mesmos traços... é inenarrável... tanto que o coração pára... para doer um pouco mais.
Há tantos "Fabianos" entre nós... em cilcos contínuos... em contínuos círculos... circundando a margem da vida...
Chego a concordar com o Mestre João Cabral de Melo Neto... "iguais em tudo na vida; a mesma vida severina"...
Nas maturidade e genialidade de Portinari, avaliemos o retrato desse mundo; avaliemos também as nossas atitudes: o que eu tenho feito para alterar tal realidade?
Pintura: "Os Retirantes"

Olhemos para cá... o cá de nossos botões... e na inquietude da metáfora... agarrar pelo braço os que ainda não viram o centro.

Boa noite a todos!

Nenhum comentário: